Artigos - A terapia Sacro Craniana < Voltar

A Terapia Sacro Craniana foi desenvolvida pelo médico e osteopata americano, Dr. John Upledger, que entre 1975 e 1983, enquanto professor de biomecânica na Universidade de Michigan, iniciou vários estudos científicos intensivos com um grupo de investigadores. Estes estudos deram origem à criação da Terapia Sacro Craniana e Libertação Somato Emocional.

A Terapia Sacro Craniana é uma terapia manual, muito suave, que tem como objectivo avaliar e melhorar a função fisiológica do sistema sacro craniano, um sistema fisiológico do qual fazem parte as membranas cranianas e o líquido cáfalo raquidiano e que está ligado a todos os sistemas e estruturas do corpo humano. A fim de poder funcionar em equilíbrio este sistema deve manter uma relação harmoniosa entre si e com os outros sistemas. Quaisquer tensões anormais podem provocar alterações ao funcionamento deste sistema e afectar várias estruturas e sistemas que resultam em doenças, algumas crónicas. A abordagem desta terapia é sempre feita de uma maneira holística e pró-fisiológica, respeitando as necessidades de cada doente.

Usando um toque muito leve, de uma maneira geral não superior a 5 gramas, o terapeuta sacro craniano pode libertar certas restrições no sistema sacro craniano com o fim de melhorar a função do sistema nervoso central, levando a que o doente use o seu próprio sistema de auto-regulação de maneira a fazer as suas próprias correcções quando e onde estas sejam necessárias, sem interferir com ou contrariar o processo fisiológico normal. A terapia Sacro Craniana está indicada em qualquer faixa etária e raramente tem contra indicações.


Em doentes de idades mais avançadas esta terapia pode melhorar a mobilidade funcional e proporcionar mais energia. Como técnica de facilitação nos processos naturais de recuperação do corpo humano, a Terapia Sacro Craniana é cada vez mais utilizada como terapia preventiva, por ser benéfica no apoio e reforço das resistências naturais do corpo contra à doença. Oferece ainda um contributo positivo num leque variado de patologias e disfunções, tais como, entre outras:
dores de cabeça, enxaquecas, dores musculares agudas e crónicas da coluna vertebral, dificuldades respiratórias, dificuldades de coordenação motora, disfunções do sistema nervoso ( fadiga crónica, estados depressivos, ansiedade), doenças do tecido conjuntivo, certos casos de fibromialgia, cólicas, autismo, disfunções neurológicas e vasculares, disfunções temporo-mandibulares, etc.

Um aspecto importante da terapia sacro craniana é o facto de esta poder ser conjungada com outras terapias ou usada individualmente, tendo sempre como objectivo o bem estar do doente. Cada vez mais chegamos à conclusão de que nenhuma terapia é perfeita, em muitos casos umas funcionam melhor do que outras, e em alguns casos melhor do que noutros, portanto, quando se pode oferecer uma terapia integrada a recuperação do doente é sempre mais eficaz.


Libertação Somato Emocional

A Terapia de Libertação Somato Emocional ( SER ) é uma extensão da Terapia Sacro Craniana e tem como objectivo facilitar o processo de libertação do corpo e da mente dos efeitos residuais dos vários traumas físicos e emocionais que podem permanecer durante anos, criando quadros clínicos que por vezes são abordados incorrectamente.

Durante uma sessão de Libertação Somato Emocional, o terapeuta desempenha um papel de facilitador, com o fim de proporcionar ao doente meios que o permitam expressar aquilo que sente durante a sessão e ir ao encontro daquilo que o afecta. Trabalham-se várias estruturas, incluindo diafragma torácico, base craniana, palato duro, etc. Usando um método de diálogo específico e utilizando as mãos para seguir a reacção das fáscias do corpo, podem localizar-se zonas de tensão, os chamados "quistos energéticos" , zonas residuais de stress físico e emocional, os quais podem decerto modo inibir ou interferir com a função natural do sistema e desencadear alterações no ser humano.

Emoções tais como o ódio, a raiva, a culpa, o remorso, etc, são altamente destrutivas e contribuem para que certas disfunções físicas ou emocionais se agravem cada vez com o decorrer dos anos. Estas mesmas emoções podem ainda afectar a função normal dos vários orgãos e alterar a sua fisiologia, criando estados patológicos que muitas das vezes não são detectados atempadamente e podem ter consequências bastante desagradáveis para o doente. A terapia de libertação emocional age sobre situações físico-emocionais e ajuda o doente a encontrar-se a si próprio, sem, de modo algum causar qualquer interferência ou influência nas suas decisões.


O Upledger Institute International

O Upledger Institute International foi fundado pelo Dr. John Upledger em 1985 na cidade de West Palm Beach, na Florida, nos Estados Unidos da America. Além de dar apoio na área da investigação, formação e divulgação, trabalha directamente com os outros Institutos Upledger nos vários continentes. Um centro clínico oferece estágios aos alunos que completam a formação em terapia sacro craniana, recebe doentes vindos de vários países e consta ainda de uma unidade de terapia intensiva.

Quer nos Estados quer noutros países existem já muitos profissionais de medicina convencional que frequentam os nossos cursos afim de aprenderem este sistema e posteriormente incentivam os seus terapeutas a fazerem as nossas formações afim de poderem usar esta terapia com os seus doentes.

Facto interessante é que, devido ao sucesso que esta terapia teve em crianças, em 2005 foi estabelecido um protocolo entre o Upledger Institute International e a Marinha Mercante Americana para a introdução desta terapia nas suas unidades hospitalares de pediatria.


O Upledger Institute em Portugal

Iniciou a sua actividade de divulgação e formação em Portugal de Terapia Sacro Craniana e Manipulação Visceral em 1996 e já formou um elevado número de profissionais, alguns dois quais trabalham em centros de medicina integrada.

Somos o único representante oficial em Portugal do Upledger Institute International e seguimos o método de ensino aprovado por este Instituto. Os professores que ministram estes cursos, alguns nacionais e outros da Europa e Estados Unidos, são todos formados e certificados pelo Upledger Institute International e participam regularmente em acções de formação contínua e reciclagens.

O responsável pelo Upledger Institute em Portugal é o professor José Campos, o único professor certificado em Portugal, licenciado em Osteopatia e medicinas complementares e professor de Terapia Sacro Craniana e Libertação Somato Emocional. Formou-se na Africa do Sul, Inglaterra e Estados Unidos.

Iniciou os seus estudos em Terapia Sacro Craniana em 1995 e além de dar formação em Portugal ministra também cursos noutros países e viaja regularmente ao Upledger Institute nos Estados Unidos. Além da sua actividade como coordenador e professor destes cursos exerce clínica osteopatica, terapia sacro craniana, libertação somato emocional e manipulação visceral.

A formação básica de um terapeuta sacro craniano passa por vários níveis com um mínimo de 330 horas, mais grupos de trabalho e jornadas que terá de frequentar. A carga horária para a formação básica em manipulação visceral é de 250 horas mais os grupos de trabalho e jornadas.

Esta carga horária não inclui especializações que muitos terapeutas fazem, quer em Portugal quer no estrangeiro. Para mais informações sobre os ossos cursos solicite o nosso folheto informativo.

Copyright Upledger Institute Portugal
Todos os direitos Reservados



Criado e Mantido por Megasites